quarta-feira, 4 de abril de 2012

O temido Candiru


Espécie comum para o norte/nordeste do Brasil, o Candiru é um pequeno peixe (atinge aproximadamente 14cm de comprimento) que pode proporcionar uma experiência dolorosa para quem resolve tomar banho nos rios da Amazônia, principalmente nus. Já observou-se que nas águas do Tumucumaque há presença desta espécie.

Segundo Cecile de Souza Gama, bióloga/ictióloga: “Os candirus são parasitas de peixes, atraídos pela uréia. Quando alguém toma banho sem roupa dentro do rio onde tem o candiru, ele é atraído pela urina e entra no canal urinário”. E o que acontece quando o peixe entra no órgão do homem?

Provoca ferimentos no orifício que penetrar, diz o Dr.Anoar Samad (urologista). Para retirá-lo, somente após várias lavagens da uretra e com equipamento endoscópico adequado e câmeras para visualização dentro da uretra consegui retirá-lo, após cerca de duas horas de cirurgia. (idem).

Este post tem como objetivo alertar sobre a espécie presente no norte/nordeste do Brasil, e não abalar o fluxo turístico desta que é uma região belissima e cheia de lugares naturais para surpreender a todos os visitantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê seu Woohoo-Comentário...